segunda-feira, 22 de junho de 2009

Bricoleur Multimídia

Esse é o nome da mostra que começa em São Paulo na próxima quarta, 24. Na Carta Capital desta semana, há um trecho do artigo de Maria Dora Mourão, da ECA-USP, que consta do catálogo-livro: “Fotografia e cinema são sua matriz, mas sua arte é híbrida, pois trabalha com fotografia, cinema, vídeo, instalações interativas, poesia, literatura e música”, escreve a professora sobre Chris Marker.

Abaixo, matéria publicada no site Catraca Livre:

Nome dos mais relevantes e misterioso do cinema e do audiovisual contemporâneos, o cineasta, fotógrafo, escritor e artista multimídia francês Chris Marker ganha inédita retrospectiva de sua obra em São Paulo (24 de junho a 5 de julho).

A mostra “Chris Marker, bricoleur multimídia” reúne pela primeira vez no Brasil 33 dos títulos mais significativos do realizador, incluindo filmes, vídeos e séries para TV – como a série “Falamos de…”, definida como “de contra-informação”, que em dois episódios focaliza o Brasil da ditadura militar, tratando de torturas e do militante Carlos Marighela.

O evento também publica um catálogo-livro com resenhas, ensaios e artigos de autores do Brasil e do exterior - incluindo textos inéditos -, além da filmografia comentada e uma entrevista com Marker. Entre outros nomes, assinam os textos Arlindo Machado, Consuelo Lins, Raymond Bellour, Michael Shamberg e Anatol Dauman.

Ilustração: Cartaz oficial da mostra, que já passou pelo Rio e Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário